A empresa de reciclagem atua há quatro anos no município de Terra Santa e ao longo desse tempo vem comprando materiais recicláveis coletados pelas famílias.

Cerca de 14 famílias moradoras do município de Terra Santa, no oeste do Pará, encontraram em uma empresa de reciclagem, oportunidade de renda. Elas coletam materiais plásticos, ferro, alumínio, papelão, entre outros, que embora possam ser reaproveitados e transformados em novos produtos, acabam sendo jogados no lixo pela maioria da população.


A empresa de reciclagem atua há quatro anos no município de Terra Santa e ao longo desse tempo vem comprando materiais recicláveis coletados pelas famílias, dando destino apropriado ao que ia parar no lixo.


No início das atividades, a empresa deixava depósitos em frente aos comércios do município para que os materiais fossem deixados ali e depois recolhia. Atualmente, o público já busca a empresa para vender os insumos.


“Assim como eles nos proporcionam esse privilégio, hoje a gente consegue oferecer uma fonte de renda a essas pessoas. É algo reciproco, uma via de mão dupla”, avalia a proprietária da empresa Seletiva Terra Santa, Eliziane Aguiar.


Além de beneficiar famílias, a empresa contribui para a limpeza da cidade, uma vez que os coletores retiram da natureza materiais considerados lixo, que por vezes são descartados de maneira inadequada. E para aproveitar ao máximo os materiais, é realizada a seleção dos resíduos.


No mês de abril, a Seletiva fez semanalmente sorteio de cestas básicas. Cada coletor que vendeu material fez um cadastro para participar. O maior público da empresa é formado por famílias, que por vezes chegam ao local sem nenhum trocado, e saem de lá com dinheiro da refeição do dia.


A empresa recebe os vendedores em dois pontos da cidade: na sede localizada à Rua 9, bairro Cidade Nova e em uma filial próximo ao Portal, funcionando de 8h às 12h e de 14h às 18h.